A valorização do imóvel é o fenômeno que pode ocorrer em relação ao valor das casas e apartamentos, que aumentam em relação ao valor inicial. Acontece quando há mudanças no imóvel, no seu entorno e até nas condições do mercado.
Todos os empreendimentos imobiliários estão sujeitos a essas influências. Além disso, há ainda a lei da oferta e da procura, que considera a disponibilidade e a demanda por ele.
Vamos entender como isso funciona? Conheça os fatores que podem contribuir para a valorização do imóvel!
Esse é um dos fatores que mais contribui para a valorização do imóvel. Quando alguém busca por um apartamento, observa o bairro e dá preferência para aqueles que oferecem as melhores facilidades no entorno.
A localização está associada à qualidade de vida, pois encurta o trajeto até o trabalho, dispõe de diferentes meios de transporte e contribui para que a rotina em casa e no bairro seja produtiva.
Outro fator que contribui para a valorização do imóvel é a segurança. O bairro deve oferecer tranquilidade para caminhar, ir ao supermercado ou fazer o trajeto entre o apartamento e o trabalho.
Quando se encontra ao lado ou dentro de áreas consideradas perigosas ou violentas, este fator tende a diminuir ou estagnar o preço do imóvel.
A acessibilidade também é um fator que contribui para a valorização do imóvel. Se o bairro é de fácil acesso, ele tende a valer mais que aqueles distantes.
É importante destacar que o fator acessibilidade ainda considera a oferta de meios de transporte. Apartamentos que estão próximos de estações de metrô e de pontos de ônibus costumam ser vendidos por um preço mais alto com o passar do tempo.
O que há ao redor do seu condomínio? As facilidades também contam como fator de valorização do imóvel. Uma grande oferta de bares, restaurantes, parques e atividades de lazer valorizam o apartamento.
Serviços essenciais como supermercados, farmácias, bancos e hospitais entram nessa conta, pois muitas pessoas estão trocando o volante por um par de tênis e uma boa caminhada na hora de se deslocarem.
A valorização do imóvel depende ainda das condições dele. Quanto mais novo e bem conservado, melhor!
Por isso, no caso dos imóveis antigos, a manutenção é indispensável. Problemas com elétrica, hidráulica, pisos, tetos e outros desvalorizam o imóvel, mesmo que ele esteja em uma região excelente e muito segura.
Quem decide comprar um apartamento busca uma boa estrutura no condomínio. É o caso de: lavanderia coletiva, salão de festas, salão de jogos, churrasqueira, brinquedoteca, playground, espaço fitness e bicicletário. Conta ainda a fachada do condomínio, a limpeza dos espaços comuns e a gestão condominial.
Por fim, mas não menos importante, há o mercado imobiliário como fator de valorização de imóvel. O apartamento pode se enquadrar em todos os aspectos anteriores, mas se o mercado não estiver aquecido, ele pode desvalorizar.
É importante conhecer esse cenário, saber quais são as tendências, observar o que está em alta e entender a economia de maneira geral.
O fato é que a valorização do imóvel não é algo assegurado, pois depende de todos esses fatores internos e externos, bem como a maneira como eles interagem.
Aproveite para ler o nosso artigo Como decorar um apartamento compacto? e veja as dicas para deixar o seu tudo a ver com a sua personalidade!