Será que existe uma idade máxima para financiamento de imóvel? A resposta é sim, pois há regras para a concessão de crédito que incluem uma observação específica para a idade do contratante.
Isso tem a ver com o prazo de pagamento da casa ou apartamento. A boa notícia é que esse tipo de operação para a compra de um imóvel deve ter um prazo cuja quitação seja antes dos 80 anos e seis meses de idade.
Conheça as regras e veja quais casos a idade pode prejudicar ou inviabilizar a aprovação do financiamento!
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a expectativa de vida em nosso país aumentou em 31 anos desde 1940. A perspectiva é dos homens chegarem aos 73 e as mulheres aos 80 anos.
Por viver mais, o brasileiro necessitou de novas condições para a compra de imóveis. Essas adequações vieram com o passar do tempo.
As regras de crédito imobiliário variam de acordo com o perfil de quem deseja financiar um imóvel. Trata-se de uma questão de perfil.
O primeiro ponto é que não basta comprovar renda, estar em dia com os sistemas jurídico e fiscal e apresentar toda a documentação necessária.
A idade máxima para financiamento de imóvel é calculada da seguinte maneira:
Sua idade + tempo para quitar o saldo devedor = máximo 80 anos e 6 meses.
Vamos pôr isso em prática?
Se você deseja financiar um imóvel por 30 anos, significa que o limite de idade é 50 anos. Para isso, será necessário comprovar que o valor das parcelas não compromete mais que 30% da renda familiar.
Isso significa que uma pessoa com 70 anos de idade consegue financiar um imóvel por, no máximo, 10 anos e 6 meses, totalizando 120 prestações que, vale ressaltar, não podem ultrapassar 30% da renda familiar
Quando as parcelas parecem ser inviáveis, o segredo é buscar alternativas. Uma delas é usar as economias, incluindo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para ter um bom montante para a entrada.
Tenha em mente que a diferença da entrada e do preço do imóvel é a base de cálculo para o valor do financiamento.
Outra opção é buscar programas como o Casa Verde e Amarela, que possui três grupos que permitem a participação. São eles:
Observe que as taxas de juros são de acordo com a renda da sua família. Também vale destacar que, por causa dos grupos, a Caixa Econômica Federal pode oferecer subsídios de até R$ 47.500,00, reduzindo consideravelmente o preço do imóvel.
Desse modo, basta ver se as parcelas do Programa Casa Verde e Amarela se encaixam no orçamento da sua família, possibilitando o acesso a um imóvel novo.
Aproveite para ler o nosso artigo A mudança do programa MCMV para Casa Verde e Amarela para ver como era e como está esse incentivo do Governo Federal!