O bairro de Campos Elíseos, localizado na região central da cidade de São Paulo, já foi a moradia de barões do café e outros grandes nomes da sociedade da época. Porém, após a queda da bolsa de Nova York, em 1930, muitos desses nomes buscaram outro endereço para viver, mas isso não fez com que o bairro mantivesse sua importância na história da cidade.
Campos Elíseos já abrigou, também, a Sede do Governo do Estado de São Paulo e foi o primeiro bairro planejado da cidade. Essa região tem muita história para contar e neste artigo você conhecerá um pouco dela. Continue a leitura e confira!
O bairro de Campos Elíseos foi loteado pelo alemão Victor Nothmann e o suiço Frederico Glete, ambos empresários que compraram a então chácara e a lotearam. Sua localização era uma das melhores da cidade, afinal, ficava próxima a então Estação Sorocabana, hoje conhecida como Júlio Prestes.
Observando a localização e a proximidade com o principal hospital da cidade, os barões de café começaram a construir suas mansões para que tivessem onde ficar quando viessem à capital resolver seus negócios.
Com todos os casarões e até a residência oficial do Presidente do Estado de São Paulo – hoje governador – o bairro era um dos mais requisitados da época.
Apesar de muitos casarões terem sido demolidos, ainda há no bairro muitas dessas residências, que hoje estão sendo ocupadas por empresas que investem na revitalização da região.
Hoje, o bairro tem sido foco de atenção novamente e está gradativamente sendo procurado por empresas para abrigar suas sedes, dentro dos casarões de época que ainda se mantêm bonitos e imponentes no bairro.
Já é possível observar um crescimento de atividades culturais como o Teatro Porto Seguro e o Centro Cultural Porto Seguro, além da abertura de uma nova unidade do Sesc em uma das ruas principais do bairro.
As empresas têm procurado a região por reconhecer que ela traz uma série de vantagens que favorecem a locomoção, a circulação e tem uma vasta opção de comércios e restaurantes, que tornam mais fácil a busca por um almoço durante o expediente ou até na hora de resolver questões simples com serviços no dia a dia.
Para chegar até o local, há a Estação Júlio Prestes, além das estações de metrô Marechal Deodoro e Santa Cecília e Estação da Luz.
Além disso, o bairro passa, atualmente, por uma busca de construtoras para trazer novos empreendimentos para a região. Alguns novos condomínios estão sendo construídos para trazer ao bairro mais modernidade e itens que as pessoas buscam, dentro de um prédio, para viver com mais qualidade e praticidade no dia a dia.
O Campos Elíseos é uma jóia escondida na região central da cidade. Vale dar mais atenção a esse bairro e ficar atento, pois ele promete ser uma das tendências de trabalho e moradia nos próximos anos.
E você sabe que morar bem localizado é muito importante, certo? Então confira aqui as vantagens de se morar na região central de uma metrópole!