Home | BlogComo se preparar para morar sozinho

Tomar a decisão de morar sozinho é um grande passo e define uma nova fase para qualquer pessoa. Além de mais responsabilidades, a organização é primordial até mesmo antes de começar a procurar um lugar para viver para que não haja surpresas no futuro.

A seguir, você vai poder conferir algumas dicas importantes sobre como se preparar para morar sozinho e iniciar uma fase especial da vida com sucesso. Acompanhe!

Coloque os gastos no papel

Antes de tudo, é indispensável colocar em uma planilha tudo o que você ganha e também os gastos que terá mensalmente após ir morar sozinho. 

Para isso, a dica é pesquisar sobre o custo de vida na região onde você vai morar: valor do financiamento do imóvel ou do aluguel, do condomínio, dos valores gastos com mercado, ou seja, ter conhecimento das contas fixas e variáveis. Não esqueça de deixar um valor para as emergências.

Sabendo os gastos, é possível ter mais controle e conseguir dar esse passo com mais segurança.

Crie uma reserva de emergência

Falando em emergência, ter uma quantia para conseguir suprir seus gastos mensais caso aconteça uma emergência, como uma demissão inesperada ou algo parecido, é fundamental no processo de preparação para morar sozinho.

O indicado por especialistas em economia é que você tenha um montante referente a 6 meses do seu salário aplicado em um local onde possa ser retirado facilmente, como Tesouro Direto ou poupança, caso seja necessário.

Crie uma rotina

É importante saber que sair da casa dos pais envolve outras responsabilidades que vão além da financeira. Por isso, já tenha em mente que algumas tarefas farão parte do seu dia a dia, como os cuidados com a limpeza e manutenção da casa, cuidados com as roupas, preparação dos alimentos para o consumo da semana, entre outros.

Antes de sair para viver na sua própria casa, se você não souber cozinhar, por exemplo, faça um curso ou pesquise receitas na internet para testar. Fazer marmitas para a semana também é uma ótima maneira de praticar e também de economizar, já que ter comida pronta pode evitar pedidos constantes de delivery ou gastos demasiados comendo fora.

Prepare-se mentalmente

Morar sozinho é um ato de crescimento e desenvolvimento pessoal. Nos primeiros dias, pode ser que você se sinta só ou até não veja sentido em ter tomado essa decisão. Mas sempre tenha em mente que um grande passo como esse é importante para sua evolução e futuramente vai te deixar mais forte, com maior senso de responsabilidade e maturidade.

Se você estiver pensando em dar esse passo, prepare-se usando as dicas que acabou de ler e tenha grandes chances de começar essa nova fase da sua vida com sucesso! Com organização na vida pessoal e na financeira, você vai descobrir como é importante e benéfica a decisão de morar sozinho e ser independente!

Está se preparando para morar sozinho? Então venha conhecer o empreendimento Bem Viver Marquês de Itu! Com Studios de 1 ou 2 dormitórios que vão até 34m², é a opção perfeita para quem quer começar uma nova fase na vida!

Conheça um pouco mais sobre programa Minha Casa Minha Vida

Você tem a possibilidade de comprar um apartamento na melhor região do Centro de SP, com as menores taxas de juros, parcelas reduzidas que cabem no seu bolso.

Poderá utilizar seu FGTS e ainda ganhar um benefício do Governo para compor o valor de sua entrada. Confira aqui as informações mais importantes e os vídeos que preparamos para tornar a aquisição de seu apartamento o mais fácil possível.

Benefícios

i. Taxas de Juros: As taxas de juros do Programa Minha Casa Minha Vida são utilizadas no Bem Viver São as menores do mercado e partem de 5% ao ano.

ii. Subsídios: A Caixa Econômica Federal fornecesse subsídios que podem chegar até R$ 29.000,00. Esse valor vai depender de todas as informações que vocês passar para gente pode fazer a sua simulação.

iii. Parcelas Reduzidas: As parcelas mensais que você paga no financiamento de seu apartamento BEM VIVER pelo Minha Casa Minha Vida são baixíssimas e isso lhe ajudará a sair do aluguel ou comprar sua primeira casa própria.

iv. Utilize o seu FGTS: Comprar o seu apartamento Bem Viver é uma forma de você utilizar o seu FGTS na planta do imóvel.

v. Despesas com Escritura: as suas despesas para compra do BemViver são reduzidas pois o empreendimento está cadastrado no Programa Minha Casa Minha Vida.

Sobre sua renda

A renda do interessado deve ser FORMAL e será levada consideração o seu valor BRUTO. Também é possível COMPOR renda, ou seja : você pode comprar junto com seu marido/esposa, namorado/namorada irmã(ão) ou amigo(a).

Portanto, A renda mensal composta (dos compradores) não pode ultrapassar R$ 5.988,00.

Lembre-se de que você não pode ter nenhum outro imóvel e financiamento em seu nome (casa, carro, empréstimos ou outros) pois isso irá comprometer a análise de seu financiamento.

Documentos necessários

Para dar início ao processo de financiamento, será necessário que você forneça seus documentos Pessoais, os documentos sobre a sua Renda e o Extrato de seu FGTS caso você tenha.

Lembre-se que Documentos Legíveis e Ficha de Cadastro bem preenchida resultam numa Aprovação muito fácil e rápida.

a. Documentos Pessoais:

i. Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).

ii. Comprovante de endereço atualizado.

iii. Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

b. Documentos de Comprovação de Renda:

i. 3 últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.

ii. Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e ultimas alterações.

iii. Imposto de Renda com recibo de entrega.

c. Extrato atualizado do FGTS.

Simulação e aprovação do seu crédito

Nessa etapa, você já forneceu todas as informações necessárias para que possamos fazer uma simulação e aprovação do seu Financiamento. Nosso consultor irá simular qual é o valor que Caixa Econômica Federal irá disponibilizar para financiar a sua casa, bem como as taxas de juros e subsídios. Não esqueça de solicitar também quais são os valores de despesas para aquisição de sua unidade, que no Bemviver serão reduzidas.

A sua segurança

Adquirir um apartamento BEM VIVER pelo Programa Minha Casa Minha Vida é uma garantia para sua Segurança. Isso por que, ao assinar o seu financiamento você também está assinando a sua Escritura Pública de seu apartamento.

E essa e a sua maior segurança: nesse momento você passa a ser proprietário de sua parte no terreno e de tudo que será construído na sua unidade. Tudo entregue por uma empresa que atua há mais de 45 no mercado de construção civil.

Logo rbianco
Logo rbianco
// Scripts do chat