Se você tem dúvidas sobre como comprovar renda para comprar imóvel, este artigo é para você! Esses questionamentos são comuns e válidos, já que esta é uma das etapas mais importantes para a compra de um imóvel.
A seguir, você vai entender melhor como sua renda pode ser comprovada, inclusive no caso de pessoas autônomas e profissionais liberais. Continue a leitura e descubra tudo sobre o tema!
A comprovação de renda é uma reunião de documentos que atestam que você e sua família têm condições financeiras suficientes para arcar com o valor e as despesas do imóvel em questão.
Quando você opta por financiar um imóvel, por exemplo, é preciso dar uma entrada, que pode ser, em média, 20% do valor total. O restante pode ser dividido em parcelas, mas que não devem tomar mais que 30% da renda da família. Por isso, comprovar quanto é a renda familiar é tão importante para que o crédito seja aprovado.
Quando você tem interesse em fazer um financiamento pelo banco, normalmente as instituições costumam pedir alguns documentos específicos para comprovação da renda. São eles:
Lembrando que é possível formar a renda mínima pedida com a composição da renda familiar. Nesse caso, todos os membros que forem contribuir precisam apresentar os documentos acima.
Quando se fala em trabalhador informal, a comprovação de renda fica um pouco mais complexa, por não haver muitos documentos que atestem a renda possível para um financiamento.
Mas não é impossível comprar renda para comprar imóvel nesses casos! O trabalhador pode levar o extrato bancário dos últimos meses, como foi citado anteriormente, junto com outras contas quitadas, como água, luz, telefone e fatura do cartão de crédito.
A primeira dica é organizar a documentação pedida pelo banco e levar tudo o que foi solicitado. Desta forma, as chances de ser aprovado mais rapidamente são maiores.
Outra dica importante é manter um bom relacionamento com o banco, não atrasando o pagamento das faturas do cartão e não usando o cheque especial por longos períodos. Procure sempre pagar a fatura completa, já que pagar o mínimo pode indicar problemas com a renda e que podem interferir na aprovação do seu financiamento.
A parte da comprovação de renda para comprar imóvel é fundamental para o sucesso do seu financiamento, por isso, preste bastante atenção a esta etapa, separe seus documentos e não se esqueça de conferir se está tudo certinho antes de ir ao banco.
Está à procura de um apartamento para morar? Venha conhecer as opções da Magik e realize seu sonho!