Tapete na decoração: um guia para acertar na escolha dos modelos

BlogDicas

Os tapetes na decoração são uma ótima opção para dar um clima mais aconchegante ao ambiente, um toque de conforto e até deixar o espaço mais quente, evitando que as pessoas pisem diretamente no chão gelado. Além de tudo, o tapete ajuda a compor a estética do ambiente, complementando o visual do quarto, sala ou escritório.

Mas para trazer o resultado estético esperado, deve haver uma harmonia entre o tamanho do tapete e a disposição dele no cômodo, assim como a proximidade da peça com os móveis. Quer conhecer algumas dicas para acertar na escolha do seu tapete? Continue a leitura e acompanhe!

De olho no tamanho

Quando o assunto é tapete na decoração, a primeira e mais comum dúvida que surge é quanto ao tamanho da peça. Para tapetes na sala de estar, por exemplo, o ideal é que ele entre sob os móveis do ambiente em cerca de 30 centímetros, para pegar toda a área escolhida.

Já para a sala de jantar, a dica é escolher uma peça que seja, em média, 70 centímetros maior que a mesa em todos os lados. Assim, quando as pessoas puxarem a cadeira para se sentar, ela não sairá do tapete, deixando o ambiente mais bonito.

No quarto, o ideal é deixar, no máximo, a faixa da cabeceira da cama, e as mesinhas de cabeceira, de fora do tapete. A peça deve pegar quase toda a cama e se estender dos lados por cerca de 60 centímetros e um metro na parte final da cama.

Redondo ou quadrado?

O modelo de tapete quadrado é um clássico e vai muito bem em ambientes grandes, como salas e quarto do casal. Mas os redondos também agregam muito valor à decoração do ambiente, já que têm um apelo moderno e diferente.

O tapete redondo vai muito bem onde há aquela falha no espaço, onde os móveis convergem para um ponto que precisa de um detalhe final. No quarto do bebê, por exemplo, ao redor de um lindo tapete redondo você pode colocar os móveis e ter um resultado incrível, sem aquela sensação de vazio.

O tapete redondo também vai muito bem em saletas, home office e em outros ambientes pequenos.

Combinando cores e padrões

Agora que você já sabe como posicionar cada tipo de tapete em seu respectivo cômodo, chegou a hora de decidir as cores e a padronagem das peças. O tapete é capaz de mudar completamente um ambiente, por isso sua escolha é tão importante.

Se você acha que já têm elementos coloridos demais no espaço e quer quebrar um pouco o visual, invista em modelos clássicos, como os tons crus e pastéis. Por outro lado, se a intenção for colorir o ambiente de uma maneira discreta e de bom gosto, opte por um tapete colorido e, se o chão for liso, em um com padrão geométrico, que está em alta nas tendências, ou outro de sua preferência.

Por fim, a dica final é ficar de olho no material do tapete. Fibras sintéticas de boa qualidade são alguns dos mais indicados para quem busca praticidade, pois são mais fáceis de limpar. Já os de fibras naturais são conhecidos por sua durabilidade. O importante é sempre escolher peças de lugares confiáveis, para que você faça um bom investimento e que vá durar muitos anos.

Agora que você já sabe como colocar os tapetes em cada cômodo da sua casa, que tal aprender a combinar cores na decoração e transformar o ambiente?

}