Planejar e testar as cores que se deseja decorar um ambiente é essencial na hora de repaginar a sua casa, ter cautela neste momento e não sair pintando todos os cômodos de uma vez evita acabar se decepcionando com o resultado.
E para quem acha que essa é uma tarefa fácil, já pode parar de subestimar este processo pois escolher uma paleta de cores para uma casa pode ser uma tarefa complexa já que é necessário entender quais ferramentas facilitam a escolha das cores e tonalidades. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar e separamos dicas para fazer a escolha da paleta certa para a sua casa, confira a seguir:
Defina uma paleta de cores, mas brinque com suas tonalidades
Para facilitar um pouco esta tarefa a paleta de cores pode ser limitada, mas você pode usar a criatividade e usar e abusar dos diferentes tons de uma cor, ou seja, das nuances das cores escolhidas. Uma paleta com entre quatro a cinco cores costuma funcionar muito bem em um ambiente, mas é claro, isso não é uma regra.
Uma ferramenta útil para contribuir com a escolha da paleta é o círculo cromático, ele pode ser usado para que você entenda se quer combinar cores da mesma família, que seriam as cores que estão uma ao lado da outra no círculo ou se prefere uma combinação fora do comum, e combinar cores que estão em lados opostos no círculo.
Aposte em tonalidades diferentes
Combine cores com um truque que vai além do monocromático, o tom sobre tom trabalha o jogo de luz e sombra e causa um bom efeito sobre o ambiente.
Entenda a proposta do seu ambiente antes de definir a paleta de cores
Antes de começar a decorar é necessário entender a funcionalidade do espaço, quais seriam as expectativas para aquele ambiente? Qual a sensação que se gostaria de ter ao utilizá-lo? Um ambiente relaxante costuma ter uma paleta de cores em tons claros já os tons mais escuros trazem aconchego.
Ao pensar nisso, fica óbvio que tons mais intensos são geralmente usados em locais que se deseja gerar entusiasmo, sendo muito usados em escritórios por exemplo, e os tons pastéis já possuem uma proposta diferente, sendo comum encontrá-los em quartos.
Busque referências para se inspirar na paleta de cores
Não pense que apenas a imagem de um projeto pode esclarecer melhor a ideia que se pretende aplicar em um ambiente, ao revisitar algumas memórias que trazem uma relação afetiva como a casa de um parente, um filme ou livro preferido elas podem aguçar ainda mais a criatividade e trazer essas lembranças em seu lar.
Use aplicativos para testar as cores
Utilize a tecnologia à seu favor e baixe apps que fazem o teste de paleta de cores nos ambientes, ter essa visualização em realidade aumentada pode contribuir e muito para a sua decisão.
Confira a luz do ambiente antes de pintar
A iluminação pode afetar e muito o resultado da pintura, às vezes vemos uma cor em uma parede e quando vamos pintar o efeito não sai como desejado. Isso se deve à iluminação presente naquele local, por isso uma dica interessante é testar os tons que se tem interesse na parede e ver como ficam aplicadas naquele ambiente.
E aí, gostou das dicas? Então não perca mais tempo e comece a praticar o quanto antes! Confira agora o lançamento Bem Viver Lopes de Oliveira sonhe com as possibilidades que este imóvel pode te oferecer.