A quantidade de benefícios que andar de bicicleta promove para a mente e para o corpo é enorme. Entre os motivos está o fato de que o ato de pedalar libera endorfina e serotonina, substâncias naturais produzidas pelo organismo responsáveis por promover a sensação de bem-estar e prazer. Mas as vantagens para a saúde de forma geral não param por aí.
Pedalar ajuda a reduzir a pressão arterial, dá mais fôlego e disposição para a realização de outros tipos de atividade, tonifica a musculatura, melhora o sono, otimiza funções do organismo, como o funcionamento do intestino, colesterol, glicemia e muito mais. E tudo isso ajuda a cuidar também da saúde mental, ajudando a combater a ansiedade, a depressão e o estresse.
Um artigo publicado por um pesquisador espanhol em 2017, mostrou por meio do ponto de vista socioambiental que ciclistas da cidade de Andaluzia perceberam que andar de bicicleta melhorou o estado de saúde e o bem-estar emocional. Foram entrevistados na ocasião 320 adultos que usam a bicicleta como meio de transporte.
Além de promover tantos benefícios para a saúde e ser uma opção de meio de transporte, andar de bicicleta é uma ótima opção de lazer. Quem não quer andar pelas ruas pode aproveitar os parques, ciclovias e ciclofaixas para passear com tranquilidade e apenas curtir um momento em cima da ‘magrela’.
Independente da intenção, os itens de segurança são indispensáveis. Veja o que não pode faltar.
Bike
Refletores na parte dianteira, traseira e lateral.
Luz de sinalização traseira
Buzina e retrovisor
Faróis e lanternas
Ciclista
Capacete
Óculos
Luvas
Roupas apropriadas
São Paulo e infraestrutura para andar de bicicleta
Pedalar é uma ótima ferramenta para a mente e para o corpo, além de ter se tornado o principal meio de transporte de muitas pessoas. De acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal.
Mas para colher os benefícios de andar de bicicleta é preciso contar com uma boa infraestrutura. A cidade de São Paulo conta, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com mais de 700 km de vias com ciclovias permanentes, com destaque para a região central, que possui uma excelente infraestrutura para quem é fã das bikes, incluindo paraciclos, bicicletários, ciclovias e ciclofaixas.
Portanto, vale a pena começar a pedalar hoje mesmo e colher os benefícios para a sua saúde e para o seu bolso.