Como juntar dinheiro para comprar imóvel?

BlogMinha Casa Minha Vida

Será que é tão difícil juntar dinheiro para comprar imóvel? A resposta é: depende. Se a pessoa tiver disciplina, organização e seguir algumas dicas básicas pode sim alcançar este objetivo.

É claro que não há milagres e dificilmente será possível fazer uma economia que permita a compra em poucos meses. Mas, quanto antes as dicas forem colocadas em prática, menor será o tempo de espera para realizar a compra da casa própria.

Quer saber quais são as sugestões? Confira na sequência.

Para comprar imóvel é preciso ter clareza das finanças

Você, vira e mexe, fica com a conta vermelha no banco e não entende porque em um mês consegue pagar as contas e em outro não. Pois isso é mais comum do que parece e o motivo do descontrole pode ser a falta de clareza das finanças.

Para juntar dinheiro para comprar imóvel é fundamental saber o quanto entra e sai todo mês. Sem essa noção ficará muito mais complicado fazer um planejamento e traçar metas.

Portanto a primeira medida para conseguir guardar dinheiro é ter clareza das finanças.

Elabore um bom planejamento

Sabendo o quanto entra e sai todos os meses ficará mais fácil seguir para o passo seguinte: o planejamento. Ele será fundamental para juntar o dinheiro necessário para comprar imóvel.

Nesse plano é importante colocar todas as entradas e os gastos de dinheiro, até mesmo com aquele cafezinho todo dia de manhã na padaria. Depois, a sugestão é traçar metas, começando pelas de curto prazo.

Se a ideia é comprar imóvel em cinco anos, por exemplo, inicie com uma projeção de seis meses. Assim, neste período, você se compromete a guardar um x valor, sem ficar muito ansioso.

comprar imóvel

Dica extra: não trace metas impossíveis e nem deixe de arcar com despesas básicas para juntar dinheiro mais rápido. Faça o que é possível.

Pare de gastar com o que não precisa

Um dos passos mais difíceis na hora de economizar para juntar dinheiro para comprar imóvel é parar de gastar com que é supérfluo.

Para quem tem dúvidas do que seria um gasto desnecessário é só se perguntar se aquela peça de roupa, sapato, cosmético, aparelho eletrônico, ou qualquer outro produto, realmente vai impactar o seu dia a dia ou causar algum dano em longo prazo.

Se você sabe que pode viver muito bem sem aquela compra, então não faça.

Quando bater o desânimo, lembre-se de que você tem um objetivo maior

Economizar por longos períodos pode ser difícil para algumas pessoas. Afinal, será preciso abdicar de pequenos mimos ou até mesmo adiar outras realizações de consumo.

Quando bater aquela sensação de desânimo, não deixe que ela tome conta. Lembre-se de que você tem um objetivo maior: comprar imóvel. Depois dele, tudo pode voltar a ser como antes, então encare apenas como um momento passageiro.

Economizar para comprar imóvel exige disciplina, dedicação e clareza das finanças, pois não é fácil abrir mão de alguns hábitos para juntar dinheiro. Porém, sabendo que o objetivo final vale a pena, fica mais tranquilo cumprir o planejamento e parar de gastar com supérfluos. Na hora de adquirir o apartamento vale lembrar que as construtoras de referência no mercado oferecem as melhores opções. Pesquise sempre.

Se você está pensando em comprar ou financiar um apartamento, no nosso blog tem outros textos como este para você se informar! Confira.

}