Home | BlogComo funciona o programa Minha Casa Minha Vida?



Para quem ainda desconhece o programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do governo federal que facilita a compra da casa própria. Lançado em 2009 permite a pessoas em diferentes faixas de rendas adquirir um imóvel, usufruindo de diversos benefícios.

Em parceria com a iniciativa privada e as administrações públicas, o programa já beneficiou milhares de brasileiros. Se você está interessado em recorrer a ele para comprar um apartamento ou casa,  mostraremos a seguir o que precisa ser feito Aproveite!

Faixa de rendimento para participar do Minha Casa Minha Vida

A primeira medida para usufruir do Minha Casa Minha Vida é conhecer as regras e a principal delas é a faixa de renda. Em São Paulo, segundo decreto municipal, a primeira fatia contempla rendimentos de até R$ 2.862,00. Na segunda o limite é de R$ 5.988,00 e na terceira o teto é de R$ 9.540,00.

Isso significa que você terá que se encaixar em uma dessas faixas, de acordo com a sua renda, para participar do programa. Os juros que partem de 5% ao ano e os subsídios que variam até R$ 29 mil também serão determinados a partir da faixa em que está inserido.

Busque uma construtora parceira do programa

Depois de descobrir em qual faixa de rendimento você se encaixa no programa Minha Casa Minha Vida é hora de procurar um imóvel que se adeque a sua realidade. Para tanto, a primeira dica é buscar incorporadoras parcerias da iniciativa.

Nos anúncios de empreendimentos, as construtoras já costumam informar se existe a possibilidade de recorrer ao benefício, informando o valor do subsídio para entrada e das taxas de juros, entre as outras vantagens proporcionadas pelo programa.

Elas também contam com consultores que podem auxiliar o cliente na simulação do financiamento pela Caixa Econômica, tirando todas as dúvidas.

Como funciona o financiamento

A partir do simulador da Caixa Econômica, banco que financia o programa Minha Casa Minha Vida, o cliente tem, em questão de segundos, uma estimativa dos valores da parcela e da entrada que serão liberados de acordo com os seus rendimentos e documentos apresentados.

Quesitos como a idade também serão levados em consideração e por isso os créditos e taxas podem variar, bem como o tempo de financiamento. Aqui vale uma dica importante: evite comprometer mais que 30% do seu orçamento com o pagamento das parcelas para não ficar endividado.

Providenciando a documentação

Para o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida é preciso reunir alguns documentos pessoais e outros relativos a renda, lembrando sempre que devem estar atualizados.

Como o programa possibilita a composição de renda com o cônjuge, familiar ou amigo é importante apresentar a documentação dos dois caso for comprar com alguém. Confira quais são os documentos:

Documentos Pessoais:

•       Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).

•       Comprovante de endereço atualizado.

•       Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

Documentos de Comprovação de Renda:

•       3 últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.

•       Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e últimas alterações.

•       Imposto de Renda com recibo de entrega.

•       Extrato atualizado do FGTS.

Etapa final: o pagamento

Após a aprovação do financiamento pelo Minha Casa Minha Vida o cliente começa a arcar com os custos da entrada. As incorporadoras também cobram algumas  taxas, mas esses valores variam caso a caso.

As parcelas, por sua vez, só serão cobradas a partir do momento em que o as chaves do imóvel são entregues. Dessa forma, ao comprar um apartamento em construção, nesse período não será preciso pagar as prestações.

O financiamento do Minha Casa Minha Vida permite a antecipação de parcelas e a amortização da dívida com a utilização do FGTS e nesse último caso você pode fazer o saque a cada dois anos.

Assim que assinar o contrato você também recebe a escritura pública do apartamento.

Agora você já sabe como funciona o programa Minha Casa Minha Vida. Precisa primeiro saber em qual faixa de rendimento se enquadra, apresentar os documentos necessários, fazer a simulação e por fim o pagamento. Lembrando que será necessário adquirir imóvel de uma construtora parceira da iniciativa, com larga experiência no ramo imobiliário.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do programa Minha Casa Minha Vida? Em nosso blog tem mais informações. Aproveite!

Conheça um pouco mais sobre programa Minha casa minha vida

O Programa Minha Casa Minha Vida voltou no início do ano de 2023, substituindo a Casa Verde e Amarela. Por ser um programa que já existia no passado, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ele. Mas ele veio com algumas mudanças que você vai acompanhar a seguir.

Você ainda poderá usar seu FGTS para dar entrada no seu imóvel e mesmo assim conseguir o subsídio do governo, para compor o valor. Confira aqui as informações mais importantes que preparamos para tornar a aquisição do seu imóvel o mais fácil possível.

Benefícios

➢ Condições de financiamento que variam conforme a faixa de renda.

➢ Financiamento de imóvel novo em áreas urbanas.

➢ Taxas de juros reduzidas, muito abaixo das praticadas em financiamentos convencionais.

➢ Subsídios de até R$ 29 mil para a entrada.

➢ Parcelas reduzidas: elas são muito mais baixas, o que facilita muito a aquisição do imóvel.

Sobre a renda

A renda máxima para fazer parte do MCMV é de R$ 8 mil. Os benefícios serão divididos em faixas de renda:

Urbano – renda bruta familiar mensal:

Faixa 1: até R$4.236,00;

Faixa 2: a partir de R$ 4.236,01 até R$ 8.472,00;

Faixa 3: a partir de R$ 8.472,01 até R$14.120,00.

Documentos necessários

Para dar início ao processo de financiamento, será necessário que você forneça seus documentos pessoais, os documentos sobre a sua renda e o extrato de seu FGTS, caso você tenha.

 

a) Documentos Pessoais:

i. Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).

ii. Comprovante de endereço atualizado.

iii. Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

 

b) Documentos de Comprovação de Renda:

i. 3 últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.

ii. Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e

ultimas alterações.

iii. Imposto de Renda com recibo de entrega.

 

c)Extrato atualizado do FGTS.

Simulação e aprovação do seu crédito

Nessa etapa, você já forneceu todas as informações necessárias para que possamos fazer uma simulação e aprovação do seu Financiamento. Nosso consultor irá simular qual é o valor que a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar para financiar a sua casa, bem como as taxas de juros e subsídios. Não esqueça de solicitar também quais são os valores de despesas para aquisição de sua unidade, que no Bemviver serão reduzidas.

A sua segurança

Adquirir um apartamento BEM VIVER pelo Programa Casa Verde e Amarela é uma garantia para sua Segurança. Isso porque, ao assinar o seu financiamento, você também está assinando a sua Escritura Pública de seu apartamento.

E essa é a sua maior segurança: nesse momento você passa a ser proprietário de sua parte no terreno e de tudo que será construído na sua unidade. Tudo entregue por uma empresa que atua há mais de 48 anos no mercado de construção civil.

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