Home | BlogAlugar ou comprar imóvel: qual vale mais a pena?

Uma das dúvidas recorrentes de quem está pensando em morar sozinho ou precisa ficar próximo do local de trabalho é se vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel. A resposta não é simples, pois depende de uma série de variáveis. Mas, com o mercado imobiliário tomando fôlego novo talvez comprar imóvel seja a melhor escolha. Ficou interessado no assunto? Em nosso artigo vamos mostrar como é possível. Acompanhe.

Comprar imóvel: um bem para a vida toda

Uma das grandes vantagens de comprar imóvel é que você terá um bem para a vida toda. O seu valor não se perde com o tempo como na compra de um carro, por exemplo.

Mesmo que você não queira residir no local por muitos anos será um investimento para uma troca futura de um apartamento ou casa maior. Além disso, ele pode se tornar fonte de renda, por meio do aluguel.

É importante destacar que um imóvel quitado traz mais estabilidade para o futuro, pois é difícil quem consiga manter sempre a mesma renda, principalmente depois da aposentadoria.

Financiamento não exige alto investimento

Na comparação com o aluguel, comprar imóvel pode ser até mais econômico. Há várias linhas de crédito e, inclusive com as próprias construtoras, que permitem entrada e parcelas acessíveis.

O aluguel é o tipo de investimento que não traz retorno, enquanto a cada parcela quitada do apartamento ou casa, o valor do financiamento diminui. Os empreendimentos que se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, costumam apresentar um custo benefício ainda melhor, com taxas de juro menores que as praticadas no mercado.

Portanto vale buscar por empreendimentos que ofereçam essa oportunidade de crédito, pois os subsídios podem chegar a valores bastante atraentes e acessíveis para quem vai comprar imóvel pela primeira vez.

comprar imóvel

Compra permite escolher um empreendimento com a sua cara

Quando se opta por comprar imóvel, reformas e adequações ficarão totalmente por sua conta. Será possível, por exemplo, escolher os revestimentos e todo o material de decoração, fazendo com que a casa ou apartamento atenda aos anseios de quem vai morar.

O mesmo não acontece no caso do aluguel, pois qualquer melhoria que seja, deve ser informada ao proprietário. O consenso entre locatário e inquilino nem sempre acontece no tempo esperado, o que também gera desgaste.

Conservação é outro ponto a ser observado

Na compra de um imóvel na planta ou recém construindo o proprietário está adquirindo algo novo. Em geral, o mesmo não acontece com o aluguel.

Quem loca um imóvel, costuma fazer isso há anos e, por tanto, a conservação não é similar a de um apartamento novo. Além disso, a grande maioria das residências disponíveis nas áreas centrais das cidades tem mais tempo de construção e são mais caras.

Viu só como comprar imóvel pode ser uma alternativa mais acertada? É um bem adquirido para a vida toda, com o estilo do proprietário e garantia de melhor conservação. Além de tudo isso há financiamentos mais em conta do que aluguéis e para tanto a dica é procurar por empreendimentos de construtoras consolidadas, que ofereçam vantagens como subsídios do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog, tem muitas outras informações importantes e curiosas para que você possa fazer uma boa escolha na hora de comprar o seu apartamento.

Conheça um pouco mais sobre programa Minha Casa Minha Vida

Você tem a possibilidade de comprar um apartamento na melhor região do Centro de SP, com as menores taxas de juros, parcelas reduzidas que cabem no seu bolso.

Poderá utilizar seu FGTS e ainda ganhar um benefício do Governo para compor o valor de sua entrada. Confira aqui as informações mais importantes e os vídeos que preparamos para tornar a aquisição de seu apartamento o mais fácil possível.

Benefícios

i. Taxas de Juros: As taxas de juros do Programa Minha Casa Minha Vida são utilizadas no Bem Viver São as menores do mercado e partem de 5% ao ano.

ii. Subsídios: A Caixa Econômica Federal fornecesse subsídios que podem chegar até R$ 29.000,00. Esse valor vai depender de todas as informações que vocês passar para gente pode fazer a sua simulação.

iii. Parcelas Reduzidas: As parcelas mensais que você paga no financiamento de seu apartamento BEM VIVER pelo Minha Casa Minha Vida são baixíssimas e isso lhe ajudará a sair do aluguel ou comprar sua primeira casa própria.

iv. Utilize o seu FGTS: Comprar o seu apartamento Bem Viver é uma forma de você utilizar o seu FGTS na planta do imóvel.

v. Despesas com Escritura: as suas despesas para compra do BemViver são reduzidas pois o empreendimento está cadastrado no Programa Minha Casa Minha Vida.

Sobre sua renda

A renda do interessado deve ser FORMAL e será levada consideração o seu valor BRUTO. Também é possível COMPOR renda, ou seja : você pode comprar junto com seu marido/esposa, namorado/namorada irmã(ão) ou amigo(a).

Portanto, A renda mensal composta (dos compradores) não pode ultrapassar R$ 5.988,00.

Lembre-se de que você não pode ter nenhum outro imóvel e financiamento em seu nome (casa, carro, empréstimos ou outros) pois isso irá comprometer a análise de seu financiamento.

Documentos necessários

Para dar início ao processo de financiamento, será necessário que você forneça seus documentos Pessoais, os documentos sobre a sua Renda e o Extrato de seu FGTS caso você tenha.

Lembre-se que Documentos Legíveis e Ficha de Cadastro bem preenchida resultam numa Aprovação muito fácil e rápida.

a. Documentos Pessoais:

i. Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).

ii. Comprovante de endereço atualizado.

iii. Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

b. Documentos de Comprovação de Renda:

i. 3 últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.

ii. Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e ultimas alterações.

iii. Imposto de Renda com recibo de entrega.

c. Extrato atualizado do FGTS.

Simulação e aprovação do seu crédito

Nessa etapa, você já forneceu todas as informações necessárias para que possamos fazer uma simulação e aprovação do seu Financiamento. Nosso consultor irá simular qual é o valor que Caixa Econômica Federal irá disponibilizar para financiar a sua casa, bem como as taxas de juros e subsídios. Não esqueça de solicitar também quais são os valores de despesas para aquisição de sua unidade, que no Bemviver serão reduzidas.

A sua segurança

Adquirir um apartamento BEM VIVER pelo Programa Minha Casa Minha Vida é uma garantia para sua Segurança. Isso por que, ao assinar o seu financiamento você também está assinando a sua Escritura Pública de seu apartamento.

E essa e a sua maior segurança: nesse momento você passa a ser proprietário de sua parte no terreno e de tudo que será construído na sua unidade. Tudo entregue por uma empresa que atua há mais de 45 no mercado de construção civil.

Logo rbianco
Logo rbianco