Após o surgimento da pandemia do Coronavírus, muitos hábitos foram modificados. Muitas atividades que envolvem o cuidado com corpo e mente, que antes eram feitas fora de casa, acabaram se transformando e migrando para o ambiente caseiro.
Depois do relaxamento de algumas medidas de segurança, entretanto, muitas pessoas trouxeram um saldo positivo e continuaram a fazer algumas dessas atividades em casa. Com isso, surge um movimento de autocuidado em casa, ou seja, as pessoas estão mais empolgadas em cuidar de si dentro de casa. Quer saber como ter uma rotina e se cuidar sem precisar sair? Continue a leitura e confira!
Exercícios em casa: alternativa prática para afastar o sedentarismo
Muitas pessoas que já se exercitavam seguiram com seus treinos na pandemia, com a diferença que tiveram que se adaptar e fazer tudo em casa. Mas muitas pessoas também começaram a malhar nesse período, em busca de melhorar a autoestima e também de sair do sedentarismo de ficar horas sem se movimentar, principalmente no tempo em que todos ficaram em isolamento.
Essa é uma ótima pedida para quem quer se cuidar: 30 minutos de exercício, 5 dias na semana, já são suficientes para ajudar a evitar a obesidade e alguns problemas decorrentes dela, como colesterol alto, diabetes, entre outros.
O treino em casa pode ser muito eficaz, ajuda a levantar a autoestima e é muito prático, já que não é preciso sair, gastar tempo enfrentando o trânsito para chegar na academia. E você não precisa de muito espaço: basta um colchonete na sala para começar a malhar.
Skincare: separe um tempo para cuidar da pele
Imagina poder encerrar o expediente às 18h, ir até o banheiro e preparar uma máscara para passar no rosto e, enquanto espera agir, tomar um bom vinho, ler um livro ou ver sua série favorita?
O skincare é mais que um momento da beleza para cuidar da pele, ele ajuda você a relaxar e tirar um tempo para fazer outras coisas que gosta e que, na correria do dia a dia, não consegue. Portanto, manter esse hábito pode ajudar você a relaxar e curtir seus momentos de folga na tranquilidade do seu lar.
Alongamentos: o corpo agradece
Se você faz home office, a cada uma hora é importante parar, levantar, andar um pouco e fazer alguns alongamentos. Puxe o pescoço, alongue as costas, os braços e pernas, assim os músculos relaxam, já que é comum que eles fiquem tensionados com o passar do dia.
Mas independente de trabalhar em casa e sentado, no final do dia é sempre importante alongar o corpo. Você pode fazer um alongamento guiado com vídeos pela internet ou um exercício mais básico, puxando braços e pernas por 10 segundos.
Meditação: aprenda a se conectar
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a meditação não é simplesmente apagar os pensamentos. É aprender, aos poucos, estar presente por inteiro no momento em que se está vivendo. No dia a dia corrido, é comum que o pensamento esteja sempre na tarefa seguinte. Esse costume, no entanto, pode gerar ansiedade, estresse e falta de atenção.
Praticar meditação, que pode ser guiada com aplicativos para o seu celular, ajuda a manter o foco e a concentração, melhora a memória e acalma a mente, importante para afastar o estresse e evitar crises de ansiedade e depressão.
Ter uma rotina de autocuidado em casa é simples e pode fazer a diferença no seu dia. Desde o aumento da autoestima até a melhora da saúde, se cuidar faz bem para corpo e mente. Que tal tentar hoje mesmo e inserir algo novo em sua rotina?
E se você quer mais liberdade para ter sua própria rotina de cuidados e pensa em morar sozinho, vale ler esse artigo e saber se você tem perfil para viver só!