Home | BlogTudo o que Você Precisa Saber para comprovar renda como Profissional Autônomo na Compra do seu Apartamento



Se você está interessado em saber como comprovar renda como profissional autônomo na compra de um imóvel, esse post veio para te ajudar!

Sabemos que essa é uma questão importante e vamos te explicar algumas formas de lidar com processo.

Muitas empresas colaboram com os interessados e oferecem facilidades para comprovação de renda e para financiar o imóvel que se deseja adquirir. 

Confira algumas formas de comprovar sua renda como profissional autônomo:

  • Extrato bancário: Um extrato detalhado da sua conta bancária pode ser uma maneira de comprovar sua renda. Ele mostrará os depósitos que você recebeu como autônomo e as transações comerciais relacionadas ao seu trabalho.
  • Declaração de Imposto de Renda: A declaração anual do Imposto de Renda é uma das principais formas de comprovação de renda para profissionais autônomos. Ela deve conter todas as informações necessárias sobre sua atividade profissional e os rendimentos obtidos.
  • Recibos e contratos de prestação de serviços: Manter um registro organizado de todos os recibos e contratos de prestação de serviços é essencial. Esses documentos podem ser utilizados como comprovantes de renda ao demonstrar os valores recebidos e a natureza das transações comerciais.
  • Extrato do MEI (Microempreendedor Individual): Caso você seja registrado como MEI, o extrato do MEI pode ser uma comprovação de renda válida. Ele mostra o faturamento mensal do seu negócio e pode ser obtido no portal do Simples Nacional.
  • Relatórios de faturamento: Se você emite notas fiscais como autônomo, os relatórios de faturamento podem ser utilizados como comprovantes de renda. Eles demonstram os valores faturados em um determinado período e podem ser obtidos no sistema de emissão de notas fiscais utilizado.
  • Declaração de rendimentos: Em algumas situações, pode ser necessário elaborar uma declaração de rendimentos assinada por você, na qual você afirma a sua renda mensal ou anual como profissional autônomo. Essa declaração pode ser aceita como comprovação de renda, mas é importante verificar com a instituição ou pessoa que solicita o documento se ela aceita esse tipo de declaração.

Lembre-se de que podem ser solicitados documentos adicionais ou diferentes formas de comprovação de renda de acordo com o serviço que está buscando. 

Em caso de dúvidas, consulte um contador ou profissional especializado para obter orientação adequada de acordo com a legislação e as exigências locais.

Para fazer um financiamento, o profissional autônomo também pode aproveitar os benefícios do programa Minha Casa Minha Vida. Esse programa revolucionário tem como objetivo principal proporcionar moradia digna para pessoas de baixa renda. 

Com o Minha Casa Minha Vida, você pode contar com subsídios e taxas de juros reduzidas, o que torna o financiamento do seu imóvel mais acessível e vantajoso.

Você também pode utilizar o seu FGTS para dar um empurrãozinho na compra do imóvel. O recurso pode ser utilizado para abater parte do valor da entrada, tornando a aquisição do imóvel ainda mais viável.

E tem mais uma dica valiosa: a possibilidade de parcelar a entrada do seu apartamento. Sim, isso mesmo! Muitas construtoras e imobiliárias oferecem essa opção.  

Dessa forma, você pode diluir o valor da entrada em parcelas mensais, facilitando a compra do imóvel sem comprometer sua renda de uma única vez.

Agora que você sabe todas essas informações importantes, está na hora de transformar o seu sonho em realidade. Para realizar esse sonho você conta com a Magik JC – uma Incorporadora de mais de 50 anos de história e solidez.  Conheça o BemViver Lopes de Oliveira e saiba como é fácil realizar o seu sonho sendo autônomo ou MEI.

Conheça um pouco mais sobre programa Minha casa minha vida

O Programa Minha Casa Minha Vida voltou no início do ano de 2023, substituindo a Casa Verde e Amarela. Por ser um programa que já existia no passado, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ele. Mas ele veio com algumas mudanças que você vai acompanhar a seguir.

Você ainda poderá usar seu FGTS para dar entrada no seu imóvel e mesmo assim conseguir o subsídio do governo, para compor o valor. Confira aqui as informações mais importantes que preparamos para tornar a aquisição do seu imóvel o mais fácil possível.

Benefícios

➢ Condições de financiamento que variam conforme a faixa de renda.

➢ Financiamento de imóvel novo em áreas urbanas.

➢ Taxas de juros reduzidas, muito abaixo das praticadas em financiamentos convencionais.

➢ Subsídios de até R$ 29 mil para a entrada.

➢ Parcelas reduzidas: elas são muito mais baixas, o que facilita muito a aquisição do imóvel.

Sobre a renda

A renda máxima para fazer parte do MCMV é de R$ 8 mil. Os benefícios serão divididos em faixas de renda:

Urbano – renda bruta familiar mensal:

Faixa 1: até R$4.236,00;

Faixa 2: a partir de R$ 4.236,01 até R$ 8.472,00;

Faixa 3: a partir de R$ 8.472,01 até R$14.120,00.

Documentos necessários

Para dar início ao processo de financiamento, será necessário que você forneça seus documentos pessoais, os documentos sobre a sua renda e o extrato de seu FGTS, caso você tenha.

 

a) Documentos Pessoais:

i. Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).

ii. Comprovante de endereço atualizado.

iii. Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

 

b) Documentos de Comprovação de Renda:

i. 3 últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.

ii. Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e

ultimas alterações.

iii. Imposto de Renda com recibo de entrega.

 

c)Extrato atualizado do FGTS.

Simulação e aprovação do seu crédito

Nessa etapa, você já forneceu todas as informações necessárias para que possamos fazer uma simulação e aprovação do seu Financiamento. Nosso consultor irá simular qual é o valor que a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar para financiar a sua casa, bem como as taxas de juros e subsídios. Não esqueça de solicitar também quais são os valores de despesas para aquisição de sua unidade, que no Bemviver serão reduzidas.

A sua segurança

Adquirir um apartamento BEM VIVER pelo Programa Casa Verde e Amarela é uma garantia para sua Segurança. Isso porque, ao assinar o seu financiamento, você também está assinando a sua Escritura Pública de seu apartamento.

E essa é a sua maior segurança: nesse momento você passa a ser proprietário de sua parte no terreno e de tudo que será construído na sua unidade. Tudo entregue por uma empresa que atua há mais de 48 anos no mercado de construção civil.

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