Posso usar meu FGTS para comprar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida?

BlogMinha Casa Minha Vida

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um valor depositado mensalmente pelos empregadores aos seus colaboradores. Mas, o montante só pode ser utilizado para alguns fins específicos. A aquisição de um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida é um deles.

A utilização do saldo da conta do FGTS pode ser bastante útil no financiamento como mostraremos neste artigo. Portanto, se você está pensando em apostar no programa para adquirir a sua casa ou apartamento, não deixe de conferir a seguir.

Como é o funcionamento do Minha Casa Minha Vida

O funcionamento do programa Minha Casa Minha Vida ainda gera dúvidas. Algumas pessoas acreditam que ele se refere apenas às habitações populares. Mas, na verdade, se trata de um modelo de financiamento que beneficia pessoas com diferentes faixas de renda, ofertando vantagens como subsídios para entrada, taxas de juros mais baixas e a possibilidade de utilizar o FGTS na entrada.

Sendo assim, o maior propósito do Minha Casa Minha Vida é democratizar o acesso à compra da casa própria para toda a população.

Como utilizar o FGTS por meio do programa

O FGTS pode ser utilizado como entrada para comprar o apartamento ou para amortizar a dívida do Minha Casa Minha Vida, total ou parcialmente. É um ótimo recurso, principalmente, para quem fez um financiamento a longo prazo.

Antes de fazer o saque é válido consultar o saldo para verificar se realmente compensa resgatar o valor naquele determinado momento ou se é melhor esperar para que o montante acumule um pouco mais.

Outro ponto importante é que o FGTS só pode ser utilizado a cada dois anos. Sendo assim, não é possível fazer retiradas anualmente para reduzir o valor das parcelas.

Vale lembrar que o extrato do Fundo de Garantia é um dos documentos solicitados durante a aprovação do financiamento.

De que maneira encontrar um imóvel pelo programa

Para encontrar uma casa ou apartamento pelo programa Minha Casa Minha Vida a dica é buscar por construtoras experientes e parceiras da iniciativa. Elas costumam contar com empreendimentos que, além da qualidade, ficam em áreas nobres até mesmo em grandes centros como a capital paulista.

Depois, basta reunir todos os documentos solicitados pela incorporadora para a simulação do financiamento. O valor de subsídio, taxa de juros e número de parcelas dependerá da renda do comprador e outros quesitos como a idade.

O Minha Casa Minha Vida tem facilitado o acesso à compra da casa própria e traz como uma de suas vantagens a possibilidade de o comprador utilizar o FGTS. Com esse valor é possível amortizar a dívida totalmente ou para abater as parcelas. Importante lembrar que o saque só pode ser feito a cada dois anos. Para encontrar o imóvel ideal, que permita o financiamento pelo programa, a dica é buscar uma construtora experiente no mercado. Em geral, elas oferecem empreendimentos que além de qualidade estão muito bem localizados.

O que você achou de saber um pouco mais sobre a utilização do FGTS no financiamento pelo Minha Casa Minha Vida? No nosso blog tem outros textos como este para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!

}