Como funciona a taxa de juros para comprar imóveis

BlogDicas

Comprar um imóvel é um grande passo, certo? Mas além da aquisição em si, podem surgir algumas dúvidas sobre a questão das taxas de juros, que oscilam bastante ao longo do ano.

Antes de fazer negócio e comprar seu imóvel, é sempre recomendado que você entenda sobre as taxas de juros que envolvem um financiamento imobiliário, qual o papel facilitador dos programas do Governo sobre esse tema e, dessa forma, conseguir fazer o melhor investimento possível no seu sonho.

Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas sobre as taxas de juros para comprar imóveis, até quanto elas costumam chegar e quais são os programas que ajudam a adquirir imóveis com juros menores.

Taxas de juros: como elas funcionam?

Os juros são sempre aplicados através de percentuais, e eles determinam e atualizam o valor do dinheiro empregado em algum bem. São usados como uma forma de remuneração à quem empresta o dinheiro, de forma que também servem como uma correção do valor.

No caso de um imóvel, quando há a opção de fazer um financiamento, o valor será devolvido a quem o emprestou, ou seja, a instituição financeira. Este valor será corrigido com os juros acordados em contrato. E essas taxas podem ser variáveis ou fixas. No primeiro caso, elas podem ser ajustadas de acordo com índices de referência, como a Taxa Básica de Juros. Quando os juros são fixos , a taxa permanece constante durante todo o financiamento.

A inflação

A taxa de juros e a inflação vivem em uma gangorra, já que uma ajuda a regular a outra. Quando a taxa de juros fica mais baixa, por exemplo, há um estímulo de consumo para a população, que fica tentada a comprar mais pela facilidade de pagamento.

Porém, quando o consumo está exacerbado, os juros tendem a subir para controlar o consumo.

Como o Minha Casa Minha Vida pode ajudar?

Os juros de financiamento costumam variar bastante, mas flutuam entre 9% e 11%, em média. Porém, se você for elegível ao programa do Governo Minha Casa Minha Vida, tem algumas vantagens muito interessantes e que te deixam mais perto do seu sonho.

Enquanto um financiamento comum pode chegar a ter uma taxa de 11%, o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida pode chegar a até 4%, os menores juros do mercado.

Além disso, o programa ainda traz subsídios importantes para ajudar na entrada do imóvel. E quanto maior a entrada, menor o financiamento.

Ter um imóvel próprio é sempre a melhor opção, já que mesmo pagando os juros, é um dinheiro investido em algo seu, que vai ajudar a montar seu patrimônio. Por isso, é importante entender sobre assuntos como a taxa de juros e como reduzi-la através dos programas oferecidos pelo Governo.

E se você quer ter um imóvel para chamar de seu, não deixe de conferir o site da Magik JC. Você pode adquirir seu apartamento pelo Minha Casa Minha Vida e aproveitar juros imperdíveis.

}