Home | BlogQuais as documentações necessárias para comprar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida



Comprar um imóvel com ótimo custo-benefício pode ser mais fácil do que se imagina. Para tanto, a dica é apostar nos empreendimentos que possibilitam o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida.

O programa do governo federal oferece diversas facilidades, que vão de subsídios para entrada a parcelas e taxas de juros reduzidas. Para quem está interessado nos benefícios, neste artigo vamos abordar um ponto muito importante do processo: a documentação necessária para dar entrada no Minha Casa Minha Vida.

Quem está apto à aquisição pelo Minha Casa Minha Vida

Antes de abordar a documentação necessária para adquirir um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida é importante saber as principais regras para usufruir dos benefícios.

O primeiro passo é verificar em qual das faixas os seus rendimentos se encaixam. Em São Paulo, a primeira contempla pessoas que ganham até R$ 2.862,00. Na segunda o teto é de R$ 5.988,00, enquanto na terceira categoria o valor vai até R$ 9.540,00.

As taxas de juros, que costumam ser as menores do mercado, também vão variar de acordo com a faixa de rendimentos do comprador, bem como o valor do subsídio para entrada, que pode chegar até R$ 29 mil.

Sabendo dessas informações e com a certeza de que se encaixa no programa Minha Casa Minha Vida, o próximo passo para adquirir um imóvel é se inteirar da documentação.

Minha Casa Minha Vida

Qual a documentação necessária

Para iniciar o processo de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida será necessário fornecer os documentos pessoais, os que se referem à renda e o extrato do FGTS – se ainda não tiver usado. Importante que a documentação esteja atualizada e legível para obter a aprovação de modo rápido e fácil.

Os documentos pessoais necessários são:

  • Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

Com relação à comprovação de renda será preciso apresentar:

  • Os três últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.
  • Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e últimas alterações.
  • Imposto de Renda com recibo de entrega.
  • Extrato atualizado do FGTS (caso não tenha utilizado)

O programa Minha Casa Minha Vida permite o financiamento a partir de renda composta. Dessa forma vale apresentar a documentação das duas pessoas que estão adquirindo o apartamento.

Como encontrar o empreendimento ideal

Em geral são as construtoras mais experientes do mercado que conseguem oferecer empreendimentos com a possibilidade de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida. Portanto, vale apostar nessas incorporadoras.

Esses empreendimentos apostam em layouts modernos, apartamentos compactos e confortáveis, sem contar o condomínio completo com churrasqueira, salão de festas, entre outros atrativos.

Para usufruir dos benefícios do Minha Casa Minha Vida é importante conhecer toda a documentação necessária para a aprovação rápida e facilitada. São requisitados os documentos pessoais, relativos à renda e o extrato do FGTS, caso ainda não tenha sido sacado. Vale ressaltar que são as construtoras com larga experiência no mercado imobiliário que oferecem os melhores empreendimentos.

Se quiser saber mais sobre o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida, no nosso blog tem muito mais informação. Confira.

Conheça um pouco mais sobre programa Minha casa minha vida

O Programa Minha Casa Minha Vida voltou no início do ano de 2023, substituindo a Casa Verde e Amarela. Por ser um programa que já existia no passado, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ele. Mas ele veio com algumas mudanças que você vai acompanhar a seguir.

Você ainda poderá usar seu FGTS para dar entrada no seu imóvel e mesmo assim conseguir o subsídio do governo, para compor o valor. Confira aqui as informações mais importantes que preparamos para tornar a aquisição do seu imóvel o mais fácil possível.

Benefícios

➢ Condições de financiamento que variam conforme a faixa de renda.

➢ Financiamento de imóvel novo em áreas urbanas.

➢ Taxas de juros reduzidas, muito abaixo das praticadas em financiamentos convencionais.

➢ Subsídios de até R$ 29 mil para a entrada.

➢ Parcelas reduzidas: elas são muito mais baixas, o que facilita muito a aquisição do imóvel.

Sobre a renda

A renda máxima para fazer parte do MCMV é de R$ 8 mil. Os benefícios serão divididos em faixas de renda:

Urbano – renda bruta familiar mensal:

Faixa 1: até R$4.236,00;

Faixa 2: a partir de R$ 4.236,01 até R$ 8.472,00;

Faixa 3: a partir de R$ 8.472,01 até R$14.120,00.

Documentos necessários

Para dar início ao processo de financiamento, será necessário que você forneça seus documentos pessoais, os documentos sobre a sua renda e o extrato de seu FGTS, caso você tenha.

 

a) Documentos Pessoais:

i. Documento de identidade (RG, CNH, Carteira Profissional).

ii. Comprovante de endereço atualizado.

iii. Certidão de estado civil (nascimento/casamento).

 

b) Documentos de Comprovação de Renda:

i. 3 últimos holerites ou se empresário os 3 últimos pró-labores.

ii. Carteira Profissional (Foto, qualificação, todos os registros) ou contrato social e

ultimas alterações.

iii. Imposto de Renda com recibo de entrega.

 

c)Extrato atualizado do FGTS.

Simulação e aprovação do seu crédito

Nessa etapa, você já forneceu todas as informações necessárias para que possamos fazer uma simulação e aprovação do seu Financiamento. Nosso consultor irá simular qual é o valor que a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar para financiar a sua casa, bem como as taxas de juros e subsídios. Não esqueça de solicitar também quais são os valores de despesas para aquisição de sua unidade, que no Bemviver serão reduzidas.

A sua segurança

Adquirir um apartamento BEM VIVER pelo Programa Casa Verde e Amarela é uma garantia para sua Segurança. Isso porque, ao assinar o seu financiamento, você também está assinando a sua Escritura Pública de seu apartamento.

E essa é a sua maior segurança: nesse momento você passa a ser proprietário de sua parte no terreno e de tudo que será construído na sua unidade. Tudo entregue por uma empresa que atua há mais de 48 anos no mercado de construção civil.

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