Não tem nada melhor do que temperar os alimentos com especiarias frescas. E tudo fica ainda mais prático e saboroso, quando você tem uma pequena horta, com os temperos que mais usa, para dar um gostinho especial nos pratos do seu dia a dia.
Por isso, hoje você vai conferir alguns temperos fáceis de plantar em casa e que fazem toda a diferença no preparo dos alimentos. Continue a leitura e confira!
Fácil de plantar e manter, o alecrim é um tempero bem versátil que combina com vários alimentos, como frango, peixes, legumes, pães e massas. Para plantar seu alecrim, invista em um solo com pouca água e que seja drenável, ao mesmo tempo em que precisa de iluminação direta para evoluir e ficar sempre verde.
Usada em sucos, chás e na preparação de muitos pratos, essa planta é mais uma das que crescem bem dentro de uma horta em casa. Em solo adubado, fofo e úmido, você pode plantar uma muda com a certeza de que ela crescerá saudável. Para manter, basta regar diariamente, cortar as flores sempre que aparecerem e expor à luz solar, de preferência pela manhã.
Se você gosta de culinária italiana, não pode deixar de ter manjericão fresquinho na sua casa. Cuide para plantar essa especiaria em um vaso só dela, já que se desenvolve melhor dessa forma. Se tem algum ponto da sua casa que pega sol, deixe o vaso com o manjericão ali. Ele se desenvolve bem com 4 horas de sol diárias. Apesar de ela gostar de sol e calor, cuidado em deixar a planta próxima ao fogão, já que o calor das chamas pode murchar a erva.
Outro clássico da culinária, já que o orégano é um tempero que vai bem com tudo, desde a salada de tomate, até a pizza. Bastante resistente, a planta não precisa de muito espaço para crescer, apenas de um solo bem adubado e esperar para realizar a colheita depois que o pé estiver mais alto que 20 centímetros.
Ideal para deixar carnes saborosas e cheirosas, além de molhos de tomate e queijo, o tomilho também é fácil de ser plantado em casa. O tempero cresce bem em meia-sombra ou em pleno sol, mas não suporta mudanças bruscas de temperatura. O solo deve ser neutro e drenável e a poda deve ser feita sempre após a floração.
Conhecida por ter um sabor leve e se encaixar nas mais diversas preparações, a manjerona tem um aspecto similar ao orégano, vai bem em solos argilosos e vasos com escoamento de água. Se você tem pets, tome cuidado, já que a erva tem princípios que podem ser tóxicos para eles.
Agora, é só preparar seus vasinhos, a terra ideal e alguns utensílios para cultivar seus próprios temperos e deixar seus pratos com um toque especial de chef!
E para completar os sabores da sua casa, que tal um cafezinho? Venha conferir como fazer um cantinho do café na sua casa!